Gestão de pessoas
Administração de recursos humanos ou gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos de política, técnicas e praticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.
Podemos dizer que o departamento de Recursos humanos era direcionado apenas a contratação de pessoas e responsável pela folha de pagamento, bem diferente da gestão de pessoas, que é fundamentada a participação, envolvimento e o empenho com o objetivo de 'humanizar' a empresa. Sem as organizações e sem as pessoas que nelas atuam não haveria administração de recursos humanos. A Administração de Recursos Humanos ARH é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais e todos os envolvidos nos diferentes processos possam desenvolver seu potencial e consequentemente colaborar com o crescimento da organização.
Há pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos trabalhava de forma mecanicista obtendo um controle centralizado, além de ter uma determinada visão do empregado. Atualmente, os empregados são chamados de colaboradores, já os chefes de gestores.
A gestão de pessoas visa hoje uma valorização dos profissionais e do ser humano, bem diferente do setor de Recursos Humanos, que apenas visava a técnica e mecanicismo do profissional. Contudo, esse trabalho mostra as diferenças entre o departamento Recursos Humanas, e Gestão de Pessoas, resgatando então o papel do ser humano na organização, tornando-o competente ao atuar suas atividades como colaboradores.
Nesse cenário as organizações devem sim ter uma visão, um olhar de que o capital humano será grande diferencial, dando assim origem há um novo conceito em gestão de pessoas. Entretanto, um gestor deve sim ter um espírito crítico, opinativo e grande capacidade de flexibilidade, tendo assim vistas as grandes e rápidas transformações sociais que no mundo ocorrem, como por exemplo, a globalização.
CONCLUSÃO