gestão de pessoas
Qualidade de vida, higiene e segurança do trabalho são atividades que repercutem diretamente sobre acontinuidade da produção, produtividade, qualidade da produção e sobre o moral dos funcionários. A segurança do trabalho envolve um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas em prevenir acidentes, eliminando as condições inseguras do ambiente ou instruindo e convencendo as pessoas da implantação e uso de práticas preventivas. Sua utilização é indispensável para o desenvolvimento satisfatório do trabalho eda saúde e incolumidade das pessoas. É cada vez maior o número de organizações que criam seus proprios serviços de segurança no sentido de estabelecer normas e procedimentos adequados pondo em prática os recursos possíveis para conseguir a prevenção de acidentes e contrlar os resultados obtidos.
A segurança do trabalho é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Em outros termos, cada chefe é responsável pelos assuntos de segurança de sua área, muito embora existana organização um órgão de segurança para assessorar todas as chefias em relação a esse assunto.
A segurança do trabalho atua em três áreas principais de atividade:
• Prevenção de acidentes
• Prevenção de roubos
• Prevenção de incêndios
6.1 PREVENÇÃO DE ACIDENTES
As definições de acidentes são muito variadas. Um grupo de consultores da Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu acidente como “um fato não premeditado do qual resulta dano considerável”. O National Safety Council define-o como “uma ocorrência numa série de fatos que, em geral e sem intenção, produz lesão corporal, morte ou dano material”.
A segurança busca minimizar os acidentes de trabalho. Podemos conceituá-los como decorrente do trabalho, provocando direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença que determine a morte, perda total ou parcial, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. A palavra acidente significa ato