Gestão de pessoas
Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.
A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas certamente obterá resultados benéficos a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivência do negócio e propiciando satisfação aos empregados.
Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios.
Para compreender um pouco mais algumas dessas ferramentas, veremos neste trabalho a essência da gestão de pessoas, seus objetivos, sua importância, seus processos dentro da organização, entre outros.
A aplicabilidade da gestão de pessoas nas empresas são as maneiras que, os gestores desenvolvem suas tarefas dentro das organizações. Seja em pequenas, médias ou em grandes empresas, o principal papel do gestor é agregar valor a empresa, gerando retorno aos acionistas e proporcionando ganhos para todos os envolvidos.
2 ESSÊNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS
Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.
A Gestão de Pessoas deve tratar os funcionários como parceiros da empresa, assim como trata os fornecedores, os acionistas, os clientes entre outros. Os empregados têm um papel fundamental para a empresa, pois são eles que contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.
Conforme FISCHER (2002) A expressão gestão de pessoas também não significa a simples tentativa de encontrar um substituto renovador da noção já desgastada, de administração de