primeira guerra
ANTECEDENTES:
-Crise após má divisão dos territórios europeus pelo congresso de Viena, que não computou as diferentes nacionalidades que existiam na Europa.
-Crise Balcânica. Disputa pela área Balcânica estratégica tanto para a Alemanha como para a Rússia, que queria uma saída para mares não congelados.
-Vontade de expansão da Áustria em contraposição da vontade pela Sérvia da formação da Grande Sérvia.
-Desmembramento dos impérios austro-húngaros e Turco-Otomano até contra suas vontades. O Turco ainda possuía dois estreitos de fundamental importância para a Rússia, que sem eles se encontraria sem saída para mares grande parte dos anos.
-Revanchismo da França pela derrota para a Prússia, que mais tarde se tornou a atual Alemanha, na guerra Franco-prussiana, na qual perdeu os territórios da Alsácia-Lorena.
GUERRA:
São duas alianças.
Cada uma com diferentes países aliados.
A Tríplice Aliança (Alemão: Dreibund, Italiano: Triplice Alleanza) foi o acordo militar entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália, feito em 1882, em que cada uma garantia apoio às demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes. A Alemanha e a Itália ainda garantiam apoio entre si no caso de um ataque vindo da França. A Itália, no entanto, especificava que seu apoio não se estenderia contra o Reino Unido.
A situação da Itália neste acordo, no entanto, era instável na medida em que sua população era desfavorável ao estabelecimento de um acordo com o Império Austro-Húngaro, antigo inimigo de sua unificação.
Quando estourou a 1ª Guerra Mundial e a Austria-Hungria e a Alemanha se viram em guerra com a Tríplice Entente (Inglaterra, França e, mais tarde, a Rússia), a Itália tendo prometido apoio às duas primeiras entrou para o lado da Tríplice Entente contra a Austria-Hungria em maio de 1915 e a Alemanha em agosto de 1916. A justificativa da Itália era de que a Tríplice Aliança era um acordo de defesa enquanto que na