Primeira guerra
Durante a Primeira Guerra Mundial algumas tecnologias militares foram utilizadas incipientemente, tal como os submarinos, aviões bombardeiros, armas químicas, metralhadoras leves, morteiros, granadas e o aeróstato (balão dirigível de gás mais leve que o ar). Além dessas, outras tecnologias bélicas foram utilizadas nos combates da Primeira Guerra Mundial.
Os tanques de guerra também foram bastante utilizados durante o período da Primeira Guerra Mundial. Sendo que um dos primeiros modelos de tanques de guerra a ser foi o Mark I que possuía dois canhões. Além do Mark I, vários outros modelos de tanques de guerra eram utilizados nos conflitos da Primeira Guerra Mundial, muito dos mesmos eram construídos basicamente com peças de tratores e de automóveis.
Dentre todas as tecnologias bélicas utilizadas nos combates da Primeira Guerra Mundial, as aeronaves tiveram grande destaque. Além das tecnologias bélicas, cercas de arame farpado, fortificações e trincheiras também eram alguns meios de defesa utilizados pelos soldados durante os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
B) Política de Aliança: Entente x Aliança
No final do século XIX vários países europeus industrializados forjavam alianças e acordos que culminaram, no ano de 1914, na Primeira Guerra Mundial. A Alemanha havia passado pelo processo de unificação entre 1870-1871, tornando um Estado forte e industrializado, o líder alemão Bismarck derrotou a França na Guerra Franco-Prussiana (1871). Com essa derrota, a França perdeu para a Prússia (Estado que liderou a unificação alemã) as regiões da Alsácia e Lorena.
Os alemães, temerosos de alguma retaliação francesa e a fim de manter as fronteiras que haviam adquiridos, desenvolveram uma política externa de alianças, os principais países que se tornaram aliados da Alemanha foram o Império Austro-húngaro e a Itália, juntos formaram a Tríplice Aliança.
A França, temerosa da ascensão alemã, procurou