Primeira guerra
A Pax Britânica ou hegemonia Britânica estava ameaçada. A indústria bélica alemã e as indústias químicas, automobilisticas e de energia estado-unidenses estavam muito desenvolvidas. Cresciam também os conflitos em nome de um auto-governo nas minorias nacionais européias. Esse conjunto de fatores ameaçaram a estabiladade inglesa. Criou-se a Triplice Aliança(Alemanha, Itália e Império Austo-Hungaro) e em seguida a Entente Cordiale(Inglaterra e França), que mais tarde com a adesão da Rússia viria a se chamar Triplice Entente.
.Questão Marroquina: Em 1880, na Convenção de Madri, se estabeleceu a política de "portas abertas" para a França, Inglaterra e Alemanha. Em 1904, fez-se um acordo entre França e Inglaterra garrantindo aos ingleses o Egito e aos franceses o domínio sob o Marrocos. Gerando insatisfação alemã, que também deveria ser beneficiada pela política de portas abertas. Em 1905 ( Crise Marroquina ), o Sultão do Marrocos se subordina aos franceses, objetivando o apoio para enfrentar as tribos rivais e as rebeliões marroquinas. Dificultando ainda mais os interesses alemães na região.
Os alemães ficaram putinhos, e a França à contra gosto cedeu o Congo à eles, que ficaram ainda mais indignados pela migalha recebida.
. A questão Balcânica: A Rússia desejava dominar a região do Mar Negro ao Mar Egeu, que passava pela região dos Bálcãs e garantir sua influência e soberania sob as nações. Para isso, buscava garantia na unificação dos povos eslavos (pan-eslavismo) e a libertação deles do enfraquecido Império Austro-Hungaro (independência das minorias). Porém encontraram resistência do Império Austro-Hungaro e da Alemanha, que queria construir uma estrada de ferro ligando Berlin à Bagdá, a fim de explorar áreas petrolíferas do Golfo Pérsico.
* ambos projetos cortavam a região balcânica.
. A questão Francisco Ferdinando: Ferdinando, herdeiro do Império Austro- Hungaro, foi à Saravejo para anunciar