Mercado cambial
Mercado de Câmbio
O mercado de câmbio é o ambiente onde é feito a troca ou negociação por moeda estrangeira. Qualquer pessoa jurídica ou física pode adquirir ou vender moeda estrangeira, desde que esteja devidamente cadastrada documentalmente em órgãos autorizados pelo Banco Central a fazer estas operações.
Dentro deste mercado, os elementos que nele participam são os que fazem divisas e os que recebem divisas. Aos que fazem divisas, são aqueles que adquirem a moeda recebendo através de transferências, exemplo: turistas estrangeiros e exportadores. Quanto aos que recebem, são os que remetem a moeda estrangeira para outro país (exterior), exemplos: importadores, investidores que fazem investimentos e outros países, devedores de empréstimos externos. O mercado de câmbio é divido por dois elementos: mercado de taxas livres e mercado de taxas flutuantes. No mercado de taxas livres é operado o dólar comercial, onde são negociados pagamentos ou recebimentos de mercadorias, serviços e dívidas externas. Mercado de taxas flutuantes opera – se o dólar turismo, relacionado à compra e venda de turismo internacional, recebimento de pensões, aposentadorias e benefícios. A taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira pela moeda nacional.
Através da taxa de câmbio é que se é determinado o valor equivalente a ser pago em moeda nacional pela moeda estrangeira. A moeda estrangeira é como uma mercadoria, e esta assim como demais mercadorias está sujeita a variações de preço de acordo com a teoria da oferta e da demanda. Pelo lado de quem esta ofertando no caso o banco ou o agente autorizado pelo Banco Central, a taxa de venda é a taxa que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (um importador, por exemplo), a taxa de compra é a taxa que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que é ofertada (exportador, por exemplo). O Banco Central faz sua intervenção em relação ao estoque de moeda, para garantir as