Gestão de Pessoas
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Pessoas II
Prof. ª
Estudo de caso: Empresa Calçados S.A.
SANTA MARIA, 2013.
Estudo de caso: Empresa Calçados S.A.
Questões:
A – Com base no que foi discutido em aula, responda:
1. Qual a diferença entre grupo e equipe?
Um grupo é a reunião de pessoas com um ou mais objetivos comuns e que se sentem integrantes do mesmo. Já uma equipe usa a mesma definição de um grupo, acrescentando que seus integrantes compartilham habilidades complementares e estão comprometidas umas com as outras e com a qualidade dos relacionamentos e dos resultados.
2. Que vantagens uma organização pode ter com a utilização de equipes em seu ambiente de trabalho?
A organização que trabalha com equipes entendendo-se a definição desse termo tem como ganho tanto a eficiência do trabalho (por ter as pessoas certas nas posições certas), quanto na satisfação e motivação dos colaboradores ao terem desenvolvidas suas atividades. Toda a organização que priorize uma área de RH estratégica deveria se valer dessa combinação de competências para que os colaboradores (e os resultados que estes produzem) estejam alinhados com os objetivos estratégicos traçados em seu planejamento.
3. Em que situações você acredita ser possível utilizar a organização do trabalho em equipes? Cite exemplos desta possível aplicação.
A organização do trabalho em equipes pode ser utilizada tanto para atividades do chão de fábrica, quanto em atividades intelectuais. Em atividades fabris cada membro da equipe atua na etapa que mais tem condições de desempenhar com eficácia. Entretanto nesse caso é necessário atentar para a transmissão e conscientização da missão e do resultado final que a organização como um todo espera atingir, a fim de evitar a alienação. Em atividades intelectuais não é diferente, uma equipe de advogados, por exemplo, ou de auditoria