Gestão de pessoas
Capitulo 1.
1- Defina os três significados do termo RH:
Pessoas como seres humanos, quer dizer que, pessoas com sentimentos e desejos. Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais, contrata-se pessoas para chegar ao cliente com qualidade. Pessoas como parceiras da organização, funcionários como recursos de ganhar dinheiro, parceiros da empresa, que vestem a camisa da empresa. 2- Qual é o contexto de Gestão de Pessoas?
Gestão de pessoas é um tema de muita importância, primeiro, porque é no interior das empresas que passamos a maior parte do nosso tempo. Segundo, porque as empresas podem ser tudo, mas nada serão se não houver pessoas a definir-lhes a visão e o propósito a escolher estruturas e estratégias a realizar esforços de marketing, a administrar recursos financeiros, a estabelecer metas de produção, a definir preços e tantas outras decisões e ações.
Segundo Chiavenato: as pessoas são agentes pró-ativas e empreendedoras, são as pessoas que gerem e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam-se, supervisionam e dirigem o negócio da empresa. 3- Comente a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.
Há um contrato formal escrito, onde se tem um acordo assinado com relação ao cargo a ser ocupado, referente ao conteúdo de trabalho, ao horário, salário. E também há um contrato psicológico, onde há uma expectativa que a organização e individuo esperam realizar e ganhar com o novo relacionamento. 4- Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isso significa?
Como recursos, é um meio utilizado, onde se emprega pessoas para que possam chegar ao clientes com qualidade e como parceiros, funcionários que estão comprometidos com a empresa.
5- Dê duas definições de Gestão de Pessoas:
Consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal. Função