Impostos ciencias contabeis
Imposto é uma quantia em dinheiro paga para o estado brasileiro e aos estados e municípios por pessoas físicas e jurídicas. É um tributo que serve para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação. É uma quantia paga obrigatoriamente por pessoas ou organizações para um governo, a partir de uma base de cálculo e de um fato gerador. É uma forma de tributo. Ele tem como principal finalidade, custear o estado para que em contrapartida, haja por parte do estado, obrigação de prestar esse ou aquele serviço, ou realizar determinada obra relativa ao contribuinte. O campo da economia que lida com a tributação é o de finanças públicas. Os tributos sobre o consumo representam mais da metade do total dos tributos arrecadados. Acabam atingindo, mais fortemente, os mais pobres, pois estes gastam tudo que ganham no consumo. E em tudo que gastam estão embutidos os tributos.
Palavras-chaves:
Tributo – Imposto – Governo - IPI
1 – INTRODUÇÃO Nesse artigo iremos falar sobre os impostos e suas variações. Existem vários tipos de tributos e cada um com suas finalidades e importância, com destaque no IPI, que incentivou a indústria nacional e etc.
2- DESENVOLVIMENTO
De olho no Imposto
Direito Tributário - é o conjunto das leis reguladoras da arrecadação dos tributos. Regula as relações jurídicas estabelecidas entre o Estado e contribuinte no que se refere à arrecadação dos tributos. A existência de um sistema tributário estará sempre vinculada à cobrança de tributos que fazem parte não só de um conjunto com um fim específico, mas, também, que esteja constantemente em concordância entre eles e com as normas que os regulamentam, limitando o poder do Estado de tributar livremente. Tributo - é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não