Gestão de Pessoas
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Acadêmica: Viviane de Oliveira Moliani – 6º Semestre
Orientadora: Maria Cecília da Ruí
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
Na área das ciências humanas o termo gestão vem se destacando em maior escala do que o termo administração, a justificativa é a de que o termo administração estaria restrito ao trato com coisas materiais, como estoques, finanças, bens físicos em geral.
Podemos conceituar Gestão de Pessoas como o “conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho” (Fischer e Fleury, 1998)i.
Nesse sentido, entendendo que a Gestão de Pessoas não se restringe a utilização das pessoas como recursos para atingir os objetivos organizacionais, mas que pode atuar como um estímulo ao desenvolvimento do ser humano em todas as áreas da vida e, consequentemente, ao promover o desenvolvimento das pessoas que trabalham na organização será possível promover o desenvolvimento da própria organização.
A visão da área da Gestão de Pessoas vem mudando ao longo dos anos, o que originalmente era chamado de Administração de Recursos Humanos (ARH), atualmente vem contribuindo para a excelência de organizações bem-sucedidas, em que pese estarmos vivenciando a era da tecnologia e da informação, o grande diferencial na competitividade das empresas são as pessoas que nela trabalham. Podemos afirmar que a Gestão de Pessoas prioriza a importância do fator humano nas organizações, nas quais as pessoas são vistas como agentes proativos e empreendedores.
As pessoas vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas, em outras palavras, as organizações são primordialmente, conjuntos de pessoas.
Nesta disciplina