Poesia Lírica
A poesia lírica vem desde a Grécia Antiga passando por várias fases na maneira com que eram apresentadas. De cantadas e recitadas passou a ser somente lida e, depois cantada e dançada novamente ao som de instrumentos .
O poeta lírico faz uso da poesia para colocar questões do seu próprio eu, ou seja, é carregada de sentimentos subjetividades de quem escreveu. Ele expressa o que sua alma quer externar.
O mundo exterior e os objetos que constitui são apenas a mola propulsora, o apoio para os sentimentos, sensações que sua alma faz projetar na poesia. Dessa maneira o egocentrismo, de certa forma, permeia a poesia lírica.
A ambiguidade é inerente a esse gênero, seja pelo conteúdo ou sua linguagem (metáfora).
A poesia é da forma constituída que gera pelo leitor identificação pelo leitor identificação pessoal.
Biografia
De Origem portuguesa, Cecília Meireles nasceu em 1901, no Rio de Janeiro.
Em 1919 começa a lecionar e pública seu primeiro livro. Casou - se em, 1922 com o português Fernando Correia Dias, artista plástico que tragicamente se suicida em1935. Com ele a escritora teve três filhas.
Em 1929 candidata-se á Catedral de Literatura da Escola Normal, em que se formou como professora, mas não é aceita por preconceitos retrógrados. Sua formação como professora e interesse pela educação levaram-na a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, no ano de 1934.
Ao regressar de sua primeira viagem á Portugal, em 1935,é nomeada professora de Literatura Luso Brasileira e de Técnica e Críticas Literárias da Universidade do então Distrito Federal.
Em 1938 seu livro Viagem, recebe o prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
A poetisa casou - se novamente em 1940, com o professor Heitor Grillo.
No ano de1951, ela participa como secretaria e membro da Comissão Nacional do Folclore do I Congresso Nacional do Folclore, no Rio Grande do Sul.
Cecília falece em nove de Novembro de 1964