GESTÃO DE PESSOAS
1.1 DE TRABALHO DO PONTO DE VISTA DA HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Do ponto de vista da Gestão de Pessoas, a saúde e a segurança dos empregados constituem uma das principais bases para a preservação da força adequada.
De modo genérico, Higiene e Segurança do Trabalho compõem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.
A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes seja eliminado condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de práticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho. (CHIAVENATO, 2004, P. 352).
Sendo uma empresa de prestação de serviço nesse segmento, as atividades são sempre em prol de proteger a integridade física e mental dos colaboradores. Os exames periódicos de acordo com o PCMSO são realizados assim como a conscientização do uso de EPI’s são divulgados.
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) instituída pela NR7 (Norma Regulamentadora), aprovada pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho é um programa que é exigido por lei para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. O Programa deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
Algumas de suas exigências básicas são a realização e registros dos seguintes exames em todos os