O desafio do futuro
Devemos quebrar paradigmas para conseguir evoluir com as mudanças, entendendo o futuro como termo essencial para o desenvolvimento de uma visão estratégica, atingindo à longo prazo a melhoria da empresa e/ou do ser.
Além de entender o futuro é necessário realizar um planejamento para não sofrer muito com as novas tecnologias e adapta-las conforme necessidade, é uma forma de desenvolver a capacidade de antecipação, viver no futuro cenários alternativos.
Seja amigo da mudança, é preciso assimilar rápido a percepção à mudança, se não corremos o risco de nem percebermos ou nem tomarmos conhecimento por causa da incerteza que aparenta.
Onde a evolução ocorre mais rapidamente é nas indústrias automobilísticas e de telefonia celular, portanto devemos ser amigos das mudanças pra não sairmos queimando Galileus por aí, mesmo que uma idéia seja absurda num primeiro momento, ela pode ter algum fundamento.
As mudanças que virão através da globalização e da introdução de novas tecnologias nos faz ter uma qualidade de vida melhor, pois haverá revolução no comportamento humano quanto a distribuição das sociedades pelo mundo podendo chegar a mil países, haverá crescimento da comunicação em trezentos por cento ao ano, ascensão de valores como falília, espiritualidade, o fator tempo influenciará nas escolhas, exemplo/; empresas como Varig e Telefônica serem concorrentes, as empresas mundiais serão referências à todos.
A interconectividade poderá desbancar a importâncias dos computadores com a introdução de chips na agricultura, pecuária, combate a roubos e seqüestros, e em pessoas. A revolução genética também contribuirá para as mudanças nos comportamentos da humanidade com a cura para doenças como o câncer, ou então, introduzir o gene da laranja no pato para dar um gostinho ou o gene do chocolate na vaca para tomar um leite achocolatado sem misturas.