Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. A visão que temos hoje é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando ainda recebia o nome Administração de Recursos Humanos (ARH). Muita coisa mudou, a Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano.
TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
O filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos” retrata uma época contrária aos padrões de gestão de pessoas da atualidade, a realidade do empregado daquela época, Chaplin revela com riqueza de detalhes a junção do homem e a máquina nos anos 30. As organizações daquele período não eram humanas e sim mecânicas, os empregados realizam uma longa jornada de trabalho diária, sem benefícios a remuneração totalmente imprópria aos serviços prestados, não havia qualidade de vida dos empregados. A Administração de Pessoal, como ficou conhecida nos anos 30 tinha a função básica de recrutar e selecionar as pessoas, sem considerar a orientação, treinamento para a inserção do empregado na instituição.
Hoje a situação é diferente as organizações voltaram os olhos para os colaboradores, termo que cada vez mais usado extinguindo o antigo “empregado”. Investem em capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores para assim utilizar suas habilidades e proficiências, em um mercado cada vez mais aberto a mudanças e desafios. Pois com tantas atualizações e informações nos tempos atuais as instituições tornaram-se mais flexíveis, e para isso necessitam de pessoas com habilidades, criatividade e comprometimento com a instituição. Sem contar as jornadas de trabalho, são menores e com maiores benefícios. As políticas que são estabelecidas quando se tratam das pessoas, na maioria dos casos, as instituições tentam envolver seus