gestão de pessoas
Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.
A gestão de pessoas se divide em:
· Processo de Provisão que refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal que visa munir a organização de pessoas(funcionários) na quantidade e com habilidade necessária para atender a demanda de trabalho exigida.
· Planejamento de RH: é o processo de decisão necessário para atingir os objetivos organizacionais dentro de determinado período de tempo.
· Recrutamento: é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentroda organização.
· Seleção de pessoal: é a escolha dos candidatos recrutados que melhor se ajustam no cargo aberto.
· Processo de Aplicação: consiste na análise e descrição de cargos e avaliação de desempenho.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Segundo Rabaglio(2001, p.8), a gestão por competências é a forma mais eficaz de gestão de pessoas. As competências da empresa definem como deve ser o comportamento desta no mercado, e esse comportamento aparece por meio de resultados conseguidos pelas pessoas. As competências só fazem sentido quando são disseminadas de forma envolvente, conscientizando as pessoas dos benefícios de incorporarem um perfil de competências que agregue valor a empresa e a seu próprio perfil profissional.
Competência significa qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade.
Este modelo de gestão visa instrumentalizar o departamento de RH e Gestores das empresas para realizar Gestão de Desenvolvimento de Pessoas, com foco, critério e clareza.
Através da Seleção por competências é realizada a entrevista comportamental, visando a identificar se o candidato possui o perfil ideal para a vaga de