Gestão de pessoas
GESTÃO DE PESSOAS
IVI FERREIRA DE SOUZA LEMES GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Administração – Sistema Presencial Conectado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Gestão de Pessoas Orientador: Profª Elisete Alice Zanpronio de Oliveira
Bandeirantes
2010
Introdução
Esta pesquisa pretende mostrar um pouco sobre Gestão de Pessoas, um assunto tão em evidência: os conflitos que surgem quando há interação entre pessoas, sejam eles de idéias ou de relacionamentos.
O elemento básico são as pessoas, cujas interações compõem a organização, a condição necessária para a existência de uma organização é a interação entre as pessoas. O próprio sucesso, ou insucesso, das organizações é determinado pela qualidade das interações entre seus membros. Sem as organizações e sem as pessoas que nelas atuam não haveria administração de recursos humanos. A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais.
Para CHIAVENATO (2006), a administração de recursos humanos (ARH) funciona em um conjunto de organizações e de pessoas. Administrar pessoas significa lidar com pessoas que participam de organizações. Mais do que isto, significa administrar com as pessoas. Fazer de cada pessoa um verdadeiro administrador de suas funções dentro da organização, em qualquer nível em que esteja situada ou em qualquer atividade que deva executar. Assim, organizações e pessoas constituem a base fundamental na qual funciona a ARH.
Este departamento tem sido um agente de transformação numa organização oferecendo mudanças e sustentação na implementação, será demonstrado neste trabalho: treinamento e desenvolvimento de pessoa, recrutamento e seleção, remuneração por competência e por habilidade
1 Gestão de Pessoas