Gestão de pessoas
Prof. Joel Souza e Silva
Aluno : Rafael Guilherme Schonfelder – Administração - N1
Questionário 2
EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS
1. Avaliação da evolução da Gestão de Pessoas nos 5 estagios :
Estagio 1 – Chefia de Pessoal
Representa os primórdios da gestão de pessoas. Admitindo uma estrutura bastante arcaica se estruturava com o auxílio de Registros Trabalhistas, Folha de Pagamento Manual, e uma Disciplina coercitiva, ou seja, com nenhum interesse nos talentos individuais do trabalhador, oqual se assemelhava à uma peça como milhares em uma engrenagem.
Neste estágio, o Grau de Consciência do Empresário envolvia somente decisões sobre remuneração, avaliação de desempenho baseada em observação simples com pouca ou nenhuma atenção pessoal .
Estagio 2 – Gerência de Pessoal
Neste estágio deu-se início a utilização de planos de benefícios, treinamento de pessoal, folha de pagamento mecanizada e advendo de direitos previdênciários. Os registros trabalhistas também se tornaram obrigatórios por lei.
Desta forma, podemos dizer que o grau de consciência do Empresário se voltou a
Decisões sobre aumentos de salário, recrutamentos de pessoal com treinamento adequado para a função ganharam importância.
Estagio 3 – Gerência de Relações
Neste processo, o recrutamento e a seleção específica tornan-se uma realidade no estágio 3 e as empresas incorporam também a administração por cargos e salários, os serviços médicos e os os manuais de normalização,
O grau de consciência do Empresário se volta para necessidade de reter bons profissionais, e as matrizes passam a valorizar os melhores trabalhadores.
O foco em treinamento no local de trabalho também ganha destaque.
Estagio 4 – Gerência de Recursos Humanos
Aqui pode-se constatar o surgimento dos planejamentos de longo prazo, como
Planos de carreiras, de metas, mudanças e modelos de remuneração.
Também a educação e o treinamento