Etica
“Ética, evidentemente, não é uma técnica, nem um código, nem treinamento específico. Implica: Cultura, Liderança, Estratégia que devem corporificar-se em um Modelo de Gestão da Ética.”
Essa é uma boa citação para pensarmos, e notar que isso tudo é importante em uma empresa, e não só em empresas na vida pessoal também, temos que ter tudo isso para nos destacarmos hoje em dia no mercado de trabalho.
A sociedade contemporânea está resgatando comportamentos que possibilitem o cultivo de relações éticas. São frequentes as queixas sobre a falta de ética na sociedade, na política, na indústria e até mesmo nos meios esportivos, culturais e religiosos. A ética corporativa nada mais é do que a maneira de ser de uma organização, mas não podemos nos apegar apenas a isso quando falamos desse assunto, ele incorpora muito mais coisas, como sua conduta publica e também seus próprios princípios.
Ser ético tem sido complicado no meio organizacional, pois não há razoável conscientização para o conceito e a dimensão da ética. Ela incomoda muito as pessoas que só necessitam ganhar e ganhar, mas na ética não existe ganhar existe pensar no bem comum de todos e ser ético quanto isso.
Ninguém nasce ético, isso é uma qualidade que vamos adquirindo ao longo da vida, pelas dificuldades que passamos, e ai vamos realmente vendo o nosso caráter quando não acontece as coisas como desejamos, pelas nossas atitudes quanto a isso podemos ver se somos éticos ou não.
Constantemente somos provados para nós testarmos nossa ética, temos que estar sempre pensando no melhor a fazer, e não só pensando em si, se for em uma empresa temos que pensar no bem geral de todos, isso demonstra a ética corporativa.
Vou citar um exemplo de ação ética..
Imagine a criação de um empreendimento de sucesso, com ótimos resultados aos investidores, mas que também permita empregar centenas de trabalhadores, inserindo-os socialmente e permitindo-lhes que exerçam plenamente a