Gestão de pessoas e talentos
Parte 1- Contextualização da Gestão de Pessoas
Qual a importância dos aspectos organizacionais e dos relativos a gestão empresarial para a gestão estratégica de pessoas?
As organizações são criadas por pessoas que tem objetivos e necessidades diferentes e a gestão de pessoas precisa conhecer estas diferenças a fim de criar uma relação ganha-ganha com seus colaboradores.
Quais os principais agentes formadores de um ambiente organizacional?
O comportamento humano nas organizações depende de duas variáveis: pessoais e da empresa, e estas duas variáveis vão formar o ambiente organizacional. Personalidade, motivação interna, percepção e valores são exemplos de variáveis pessoais: ambiente, método de trabalho e valores já política interna, recompensas e punições são variáveis da empresa.
Ambiente organizacional
Qual a relação entre ambiente e empresa?
O ambiente é o universo que compõe a empresa, tudo que envolve a organização, segundo Chiavenato o ambiente e formado por sete variáveis: tecnológica, econômica, legal, social, demográfica e ecológica.
Mudanças de paradigmas e novos modelos de gestão.
Por que mudar paradigmas?
Estamos em uma era de constantes mudanças, e flexibilidade é uma ferramenta poderosa os paradigmas são mapas, modelos a serem seguidos que a muito tempo foram observados como lei para as empresas, portanto com o cenário em constante mudança não podemos mais ter este modelo esta visão que mecanicista ou reducionista defendida por Taylor e Fayol, paradigmas que outrora foram referencia para decisões de sucesso hoje podem induzir ao erro.
Quais os paradigmas dos novos modelos de gestão?
O novo paradigma é a visão holística em que a organização não tem medo de delegar funções e o colaborador sabe qual seu papel e qual a estratégia da empresa, neste modelo o gestor tem um papel mais para o estrategista do que para o angariador de lucros rápidos, ao contrario da visão mecanicista a