Gestão de Pessoas - modelo caracteristicas da função
Gestão de Pessoas
Síntese – Modelo Características da Função
No campo da motivação existem as teorias que analisam o comportamento das pessoas dentro das organizações e o que as motiva para o alcance de objetivos empresariais, essas são as teorias organizacionais.
Uma das teorias organizacionais é a Teoria das Características da Função que foi desenvolvida por Richard Hackman e Gary Oldham.
Nessa teoria os autores afirmam que existem alguns elementos na função ou cargo que promovem a motivação e a satisfação dos empregados. São consideradas características essenciais da função:
- variedade de habilidades: um cargo pode exigir da pessoa uma série de habilidades e capacidades, enquanto em outro cargo a pessoa pode ter atividades mais rotineiras e que requer poucas habilidades.
- identidade da tarefa: aqui pode ser que a pessoa participe de vários processos e etapas para realização do objetivo ou, por outro lado, participe de apenas uma das etapas.
- importância da tarefa: quando o empregado realiza tarefas de muito ou pouco impacto sobre a vida cotidiana de pessoas, grupos e até mesmo da coletividade.
- autonomia: o funcionário pode ter total ou nenhuma autonomia para tomada de decisões.
- feedback: quando há ou não informações constantes sobre desempenho .
Para avaliar e calcular o potencial motivador do colaborador de uma empresa, os autores desenvolveram esta fórmula denominada Pontuação do Potencial de Motivação:
PPM= {Variedade habilidade + Identidade tarefa+ Importância Tarefa} x Autonomia x Feedback
O PPM será alto quando apresentar pontuações elevadas em cada uma destas características. Porém se uma das três partes da equação for igual a Zero, isso significa que não haverá motivação para fazer as atividades de determinada função.
Ou seja, de nada adianta haver uma alta variedade de habilidades ou um alto grau de identidade com a tarefa ou importância da tarefa, se não há autonomia para desempenhar estas