Monografia
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL
PATOLOGIA EM REVESTIMENTO DE FACHADAS – ESTUDO DE CASO
Autor: Eduardo Cançado Dias
Orientador: Prof. Antônio Neves de Carvalho Júnior
Belo Horizonte
2010
Eduardo Cançado Dias
PATOLOGIA EM REVESTIMENTO DE FACHADAS – ESTUDO DE CASO
Belo Horizonte
2010
AGRADECIMENTOS
Expresso meus sinceros agradecimentos, por diferentes razões a pessoas e instituições, e gostaria de agradecer especialmente:
Primeiramente a Deus por me permitir vivenciar este momento, de forma a engrandecer minha experiência de vida.
A minha esposa Roseana pelo apoio, ajuda e dedicação integral pois sem ela este trabalho não teria o mesmo brilho.
Ao professor orientador, Prof. Antônio Neves de Carvalho Júnior, por me auxiliar no desenvolvimento do deste trabalho, sendo interlocutor disposto e oferecedor de estímulos.
À Universidade Federal de Minas Gerais, como provedora de conhecimentos, favorecendo meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Aos amigos e familiares pelo amor, carinho e apoio nos momentos de dificuldade.
Finalmente a todos aqueles que de forma direta ou indireta me auxiliaram e foram fontes de valiosas informações, para elaboração deste trabalho.
RESUMO
O presente trabalho aborda estudo de patologias na construção civil, detalhando principalmente as patologias em revestimento. Para isto foi abordado um estudo de caso real, ocorrido em uma obra no edifício Igaçaba situado a Av Prudente de Morais, 107, Cidade Jardim, em Belo Horizonte, onde os revestimentos de argamassa aplicados sobre estruturas de concreto armado e protendido apresentaram manifestações patológicas. O problema principal detectado nesta obra foi o descolamento, geralmente acompanhado de fissuração, dos revestimentos de argamassa. Com base em inspeções,