Eletricidade
ENGENHARIA CIVIL
ELETRICIDADE E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
DATA: 13/09/14
1 – INTRODUÇÃO
Para se determinar o valor das resistências, podem ser utilizadas as cores presentes no corpo do resistor. Porém, para efetuar a leitura da resistência no corpo do resistor é necessário conhecer a tabela de código de cores, uma vez que as resistências estão gravadas em faixas de cores nos resistores. Além do código de cores, utiliza-se também a protoboard. Com o multímetro ajustado na função ohmímetro, fios de ligação e a protoboard com os resistores devidamente colocados, é possível fazer a leitura de suas resistências. 2 – OBJETIVOS Obter o valor nominal da resistência usando o código de cores dos resistores e medir a resistência utilizando o ohmímetro, amperímetro e voltímetro.
3 – MATERIAIS UTILIZADOS
- 2 multímetros digitais;
- Protoboard;
- 2 fios de ligação;
- Caixa de fios com alicates;
- Fonte de tensão contínua ajustável (DCV).
4 – MÉTODOS
O procedimento para se fazer a leitura das faixas de cores dos resistores é o seguinte:
- Identificar a cor do primeiro anel, e verificar através da tabela de cores o algarismo correspondente à cor. Este algarismo será o primeiro dígito do valor do resistor.
- Identificar a cor do segundo anel. Determinar o algarismo correspondente ao segundo dígito do valor da resistência.
- Identificar a cor do terceiro anel. Determinar o valor para multiplicar o número formado pelos dois primeiros itens. Efetuar a operação e obter o valor da resistência.
- Identificar a cor do quarto anel e verificar a porcentagem de tolerância do valor nominal da resistência do resistor.
A inexistência da quarta faixa pressupõe-se uma tolerância de 20% no valor da resistência, para mais ou para menos. Para os resistores de precisão encontramos cinco faixas, onde as três primeiras representam o primeiro, o segundo e o terceiro algarismos significativos, e as demais o fator multiplicativo e a