A culpa é das estrelas
Haizel é uma jovem garota que sofre de câncer nos pulmões e que é praticamente obrigada por seus pais a frequentar um clube para jovens com vários tipos de doenças. Lá ela conhece um rapaz chamado Augustus ou como era conhecido, Gus. Era um cara muito otimista e bem humorado, sempre pensando no lado bom da vida. Ele jogava basquete mas acabou por não jogar mais porque sua perna foi amputada porque tinha câncer no quadril. No momento da reunião entre os jovens, os dois trocam olhares. Depois na hora da saída, ele convida Haizel para ir assistir um filme em sua casa. Ela acaba por aceitar, chegando lá, eles acabaram não olhando o filme e sim falando sobre como é a vida de cada um. Seus hobbies, coisas que mais gostam, entre outros. Haizel gostava de ler um livro que falava de uma garota que tinha leucemia, mas esse livro termina no meio de uma frase. Ela indica esse livro para Gus, ele lê e acaba gostando muito do livro. Os dois ficam curiosos para descobrir como seria o fim desse livro, como seria a continuação. Enviam e-mail para o autor do livro e são convidados para irem visita-lo. Eles chegam, mas o autor é muito antipático e ignorante. Os dois ficam bravos com ele e saem sem saber nada. Gus, então, prometeu para Haizel que iria escrever o fim do livro, já que seria impossível algo acabar daquela maneira.
Depois de um tempo ele fica sabendo que seu corpo está sendo tomado por um câncer, em todos seus órgãos e músculos, então tem a certeza de que não tem muito tempo para viver. Ele conta para Haizel e ela fica absurdamente triste, sabendo que irá perde-lo para o maldito câncer.
Ele, então, como sempre bem humorado, pede para Haizel e mais um amigo seu fazerem uma homenagem para ele em seu funeral. Os dois aceitam e cada um fez um texto. Gus sabendo que os textos estavam prontos, pede para ela e se amigo irem ao clube e fazerem a homenagem para ele ali ao vivo e não apenas em seu funeral. Eles aceitam novamente e vão lá fazer isto