A culpa é das Estrelas
Título do livro: A Culpa é das Estrelas;
Autor: John Green;
Editora: Intrínseca.
Tipo de Narrador: 1ª pessoa (narrador personagem)
Personagem Principal:
Hazel Grace Lancaster: é uma adolescente de dezesseis anos, e ela tem câncer de tireoide com metástase nos pulmões desde os treze anos. Ultimamente encontrava-se deprimida, lia o mesmo livro diversas vezes, não fazia questão de comer e sair de casa. Frequentava o Grupo de Apoio para Crianças com Câncer uma vez por semana, às quartas-feiras, o qual era liderado por Patrick, grande inspirador para sua mãe.
Augustus Waters: é um adolescente de dezessete anos, está em remissão há mais de um ano de um osteossarcoma, câncer que afeta os ossos, – Ele agora é um SEC, sigla para “sem evidência de câncer”. – e que o levou a amputar a perna direita, fazendo-o usar uma prótese no lugar. É inteligente, gosta de video games, livros e música e é um grande amante das metáforas.
Resumo:
“A Culpa é das Estrelas” conta a história de dois adolescentes que se apaixonaram após se conhecerem em uma reunião do Grupo de Apoio para Crianças com Cancêr.
Depois de se conhecerem no grupo de apoio, Hazel e Gus, como ela o chama, se apaixonam, apesar da resistência por parte dela, que acredita ser uma granada prestes a explodir e, com quanto menos pessoas estiverem envolvidas, menor será o estrago. A paixão vem aos poucos, intercalada de medos, anseios e dúvidas.
Eles fazem uma viagem à Holanda, ambos juntamente com a mãe de Hazel, para que a garota conhecesse e tirasse suas dúvidas com seu “herói” Peter van Houten, escritor de seu livro preferido, Uma aflição imperial, que por algum motivo termina no meio de uma frase deixando-a curiosa sobre muitos assuntos e personagens da história.
Durante tal viagem, acontece o primeiro beijo do casal na casa de Anne Frank, eles fazem alguns passeios pela cidade e conhecem alguns lugares aproveitando a companhia um do outro.
Quando voltam da viagem o câncer de Gus