Gestão de pessoas - Liderança de grupos atípicos
Liderança de grupos atípicos
Grupos atípicos são grupos de trabalho que possuem qualquer formação diferente de líder-colaboradores.
Nos dias de hoje, o grupo atípico mais comum visto nas empresas é o grupo virtual, formado por pessoas de diferentes localidades que conversam e discutem diversos assuntos através da internet. O líder da equipe se torna um líder virtual, exercendo sua função apenas neste ambiente. Desta forma, algumas situações também são específicas deste ambiente e cabe ao líder se adaptar e fazer o papel de animador ao invés de controlador. A dificuldade de comunicação aumenta e o líder não controla mais o indivíduo e sim os resultados de uma forma geral.
Os hot-groups são formados para resolver um problema ou enfrentar um desafio com rapidez. O líder tem o papel de dar velocidade e motivação ao grupo, justamente por estarem lidando com algo desafiador.
A estrutura matricial se dá por atividades dividas entre colunas e diferentes projetos divididos em linhas. As células de trabalho se formam através da junção dessas colunas e linhas, tendo assim o duplo comando - líder do grupo e também o líder do projeto. Esses, necessitam versatilidade para executar uma boa condução de seus liderados.
O grupo terceirizado fica responsável por algumas atividades e sendo considerados parceiros da empresa contratante. Este grupo precisa ser melhor monitorado, com indicadores de desempenho, por exemplo.
Dentro deste processo também se encaixa a quarteirização, quando uma outra empresa é contratada para monitorar a terceirizada, favorecendo o uso de uma mesma linguagem e tratamento dos envolvidos no projeto.
Competências e desenvolvimento da liderança
O líder tem como principal objetivo mobilizar recursos para que a organização possa sobreviver e se manter no mercado. Além disso, cabe ao líder desenvolver algumas habilidades, como:
Atenção com seus colaboradores;