quimica
2º PERÍODO - AGRONOMIA
(fulano)
TIFTON
BRASÍLIA, DF
2013
(FULANO)
Tifton
Trabalho apresentado ao professor tal
Como atividade avaliativa da disciplina de Pedologia do segundo semestre do curso de Agronomia 2º/2013 das Faculdades Integradas ICESP Promove de Brasília.
BRASÍLIA, DF
2013
TIFTON
O tifton é uma gramínea do gênero Cynodon spp., híbrido estéril resultante do cruzamento da TIFTON - 68 com a espécie Bermuda Grass da África do Sul (PI 290884), que é considerada a melhor do mundo existente no gênero.
É perene e estolonífera, com grande massa folhear e rizomas grossos, que são caules subterrâneos, responsáveis pela manutenção das reservas de carboidratos e nutrientes que proporcionam a sua incrível resistência a secas, geadas, fogos e pastejos baixos.
Desenvolvida pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos da América do Norte em cooperação com a Universidade da Geórgia, na estação experimental de TIFTON, pela equipe do professor Dr. Burton; foi registrada e liberada para plantio em 31/10/92. introduzida no BRASIL a partir de 1993, vem resistindo e se mantendo verde diante das geadas e secas prolongadas ocorridas em 1994.
O TIFTON pode ser plantada tanto em regiões frias, quanto em regiões quentes de clima sub tropical e tropical, ou seja, em todo território nacional, em solos arenosos, mistos e argilosos (não alagados), devidamente corrigidos e adubados conforme orientação do engenheiro agrônomo regional.
Altamente indicada pela sua produção de massa verde, alta relação folhas/hastes, grande resistência e elevado valor nutricional, o TIFTON - 85 tem se mostrado uma excelente opção para pastagens na pecuária de leite, pecuária de corte, equinos, caprinos e ovinos.