Doenças respiratórias
Devido às baixas temperaturas, os hospitais e clínicas recebem milhares de pacientes com problemas respiratórios.
As infecções respiratórias agudas consistem numa causa significativa de mortalidade nas crianças, principalmente até os 5 anos de idade.
No começo da década de 80, o Ministério da Saúde iniciou um programa de controle à essas infecções, o que resultou positivamente, segundo estatísticas as mortes em 1983 eram maiores de 20 mil, já em 2000 esse número caiu para 4 mil. Essas doenças, no entanto podem ocasionar infecção de ouvido, mais conhecida como Otite, uma doença muito comum provocada por falhas na respiração.
Segundo os especialistas, a displicência ou demora no diagnóstico podem levar a morte . Elas afetam o nariz, a garganta, os ouvidos, a laringe, os brônquios e os alvéolos pulmonares.
Tipos de doenças respiratórios:
Sinusite: Inflamação causada pelo acúmulo de muco nas fossas nasais e cavidades ósseas da face. Seus principais sintomas são: dores de cabeça, pontos inchados e dolorosos na face.
Asma: Doença inflamatória crônica das vias aéreas podendo se transformar em dispnéia (dificuldade na respiração), aperto torácico e tosse. Geralmente esses sintomas se manifestam no período noturno ou logo pela manhã. A asma pode afetar qualquer pessoa, mas tem maior prevalência em crianças e jovens.
Bronquite: Uma inflamação dos brônquios, que pode ser curada completamente. Apenas nos idosos, nos tabagistas ou em pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares crônicas é que esta inflamação nos brônquios pode ser grave. Os sintomas são: coriza, cansaço, dor nas costas e dores musculares, calafrios, febre, dor de garganta, tosse seca e expectoração de pequenas quantidades de secreção esbranquiçada ou amarelada.
Rinite alérgica: Doença causada pela inflamação das membranas nasais. Esta inflamação ocorre depois da exposição a um