Doenças respiratorias
Asma: quando a falta de ar impacta na qualidade de vida
A asma é uma doença respiratória crônica muito prevalente em todo o mundo. Caracteriza-se pela inflamação e pelo estreitamento dos brônquios (tubos que levam o ar aos pulmões), dos bronquíolos (ramificações menores da "árvore" pulmonar) e pela formação de muco.
Durante um ataque de asma, os músculos das vias respiratórias se contraem (broncoespamos) e a parte interna da passagem de ar incha. Isso diminui a quantidade de ar, impedindo a respiração. Quando isso acontece, o asmático precisa de tratamento imediato.
Bronquite X Asma
A bronquite é a inflamação que estreita as vias áreas, é passageira e curável, pode aparecer no fumante, pelo excesso de secreção causado pelo cigarro ou em pessoas como consequência da infecção por vírus ou bactérias.
Asma é uma doença que provoca alteração dos músculos das vias áreas. É crônica e incurável, podendo apenas ser controlada. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), 1 a cada 7 adultos (12%) da população e uma em cada seis crianças têm asma.
Embora a asma e a bronquite apresentem sinais parecidos como falta de ar e chiado no peito, quando a crise ocorre mais de uma vez por semana, pode ser um sinal de alerta para a asma.
Por dentro da asma
A asma, geralmente, aparece na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Ainda não é totalmente claro para a medicina porque algumas pessoas desenvolvem a doença, porém a relação do histórico familiar aliada aos fatores ambientais está bem estabelecida como fatores de risco prováveis para o surgimento da doença.
A asma é classificada em:
Asma não alérgica: é causada por circunstâncias como baixa umidade do ar, respiração acelerada ou forte estresse acumulado, e pode se manifestar em qualquer idade.
Asma alérgica: é mais comum em crianças, por causa da imaturidade do sistema imunológico. Apesar de ser mais comum na infância, ela pode iniciar no adulto ou até mesmo no idoso,