Uma classe trabalhadora que vem ganhando seu espaço na sociedade.
PEDAGOgia
Rio do Sul
2
UMA CLASSE TRABALHADORA QUE VEM GANHANDO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE.
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para as disciplinasa de educaçao da criança de 0 a 5 anos, ludicidade e educaçao, educaçao e didatica na educaçao infantil, ensino da linguagem oral e escrita, ensino e alfabetizaçao I. sob a supervisão dos professores Rosely Montagnini, Marizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.
Tutora Eletrônica: Isabela Cristina Ramos Costa.
Rio do sul
2012
O trabalho aqui proposto tem como objetivo contextualizar a organização do espaço educativo presente na educação infantil. Esse que é um assunto tão complexo e muitas vezes mal interpretado pela sociedade, essa mesma sociedade que vê a educação a infantil como o ato de cuidar e brincar, e que não percebem o quanto nossas crianças aprendem e se desenvolvem nessas instituições.
Vamos começar conversando sobre o ato de educar e cuidar na educação infantil. Educar o quê é entendido por esta palavra? No meu ver esta palavra significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação,respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas,emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. Cuidar a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em