partidos politicos e movimentos sociais
3610 palavras
15 páginas
Partido político é uma organização burocrática que visa a conquistar e exercer o poder político. A legitimidade dos partidos está em desenvolver essa busca pelo poder como representantes de uma ideologia que expressa os interesses de um grupo social ou de parte dele. O formato atual dos partidos políticos surgiu na Europa e nos Estados Unidos durante o século 19, moldado pelos sistemas eleitorais e parlamentares desenvolvidos desde então. O termo partido político tem sido aplicado a praticamente todos os grupos organizados que buscam conquistar o poder do Estado, seja por meio de eleições democráticas ou de revoluções. Durante o século 20, os partidos políticos espalharam-se pelo mundo inteiro sustentados democraticamente por massas de eleitores ou, algumas vezes, pelos grupos que estão no poder em regimes totalitários. Nos regimes democráticos, para conseguir governar o partido político no poder constrói, muitas vezes, coalizões com outros partidos ideologicamente próximos ou com planos de governo semelhantes.
O que é – O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das