Doenças Respiratórias
No mundo todo, as doenças que acometem o sistema respiratório ocupam o posto de terceira causa de morte. Dentre as doenças mais comuns que acometem o aparelho respiratório estão: Broncopatias; Pneumopatias; Transtornos respiratórios; Fístula do trato respiratório; Doenças torácicas; Transtorno da mobilidade ciliar; Doenças nasais; Hipersensibilidade respiratória; Infecções respiratórias; Doenças da traquéia; Laringopatias; Doenças pleurais; Anormalidades do sistema respiratório; Neoplasias do trato respiratório. Os pulmões são órgãos que compõem o sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e a corrente sanguínea. São dois órgãos de formato piramidal, sendo estes os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos.
As doenças mais comumente observadas que acomete os pulmões são:
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); Bronquite crônica; Enfisema pulmonar; Asma; Câncer de pulmão.
• Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Esta é uma doença crônica, progressiva e irreversível que afeta os pulmões, apresentando como principal característica a destruição de muitos alvéolos pulmonares e o comprometimento dos restantes. É mais comum em indivíduos do sexo masculino com idade avançada, sendo que também é frequente sua observação em indivíduos que já tiveram tuberculose.
Os principais fatores que levam ao aparecimento da DPOC relacionam-se ao tabagismo, vindo em seguida o fumo passivo, exposição à poeira por longos anos, poluição do ambiente e, em certos casos, fatores genéticos. • Bronquite Crônica: A bronquite crônica é definida como uma inflamação dos brônquios. Geralmente, surge depois de 20 a 30 anos de exposição dos brônquios a fatores irritantes, como o tabaco, poluição do ar, entre outras fontes. Sua ocorrência é mais comum em mulheres do que em homens. Esta afecção pode preceder ou acompanhar o enfisema pulmonar.
• Enfisema