Ambev
Os grupos atípicos vieram uma nova característica é condição de trabalho, pois sua hierarquia já e definida em um mesmo espaço físico e pelo exercício de atividade continuada. Existem quatros lideranças que vamos aborda a seguir.
Liderança em situações de teletrabalho: È uma forma de trabalho virtual ou distante do seu local de trabalho, pode ser definida por dia ou semana de trabalho, com esta forma o que mais busca é o resultado de seus colaboradores, uma das consequências que na maioria das vezes a comunicação do líder-colaborador se dar por forma remota. Segundo Trope (1999),o teletrabalho demanda a adoção de padrões mais estruturados de comunicação e novas abordagens no que concerne a treinamento e formação. Nesta forma de trabalho só pode ocorre com confiança um no outro para a conclusão de serviço e seu lideres ter que ser uma pessoa animada pois a partir disso a gestão ficar bem mais próxima administração de resultado do que métodos tradicionais. Os lados contraditórios que possivelmente pode surgir: - A fragmentação da equipe devido ao convívio eventual requer maior habilidade do líder em agregar pessoas. - Por um lado, o menor convívio reduz os conflitos; por outro, aumenta a dificuldade de comunicação. - O controle sobre o individuo deixa de existir, mas passa-se a controlar os resultados. - O distanciamento do líder da equipe acaba por favorecer sua conectividade com seus pares e superiores, ou seja, graças aos recursos da tecnologia da informação, o teletrabalho acaba aproximando os distantes e afastando os próximos.
Liderança em células temporárias de trabalho: Como o próprio nome já diz temporárias para resolver problemas ou enfrentar novos desafios e demanda rapidez e criatividade. O líder tem que ter a velocidade em sua decisão e aplicar no grupo como isso seus colaboradores são motivados por desafios para concluir. – Eis a chave do sucesso dos hot–groups
Liderança em estruturas matriciais – a