Gestão de operações
Aluno(s):
a. Apresentar um diagnóstico estratégico (SWOT) para a organização.
Antes de realizar o diagnóstico estratégico é essencial analisar o ambiente de atuação da organização. Segundo Certo e Peter (1993, p. 13), o processo da administração estratégica começa com a análise do ambiente, ou seja, com o processo de monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras. De acordo com Fernandes e Berton (2005, p. 31), muitas empresas não consideram as mudanças ambientais como oportunidades de negócio, ignoram e resistem a elas até quando isso for muito tarde.
O ambiente externo da empresa é constituído por todos os fatores do meio ambiente que possam ter influência na atuação da empresa. O ambiente externo da empresa pode ser dividido por fronteiras, em regiões, mercados, ramos de negócio (BETHLEM, 2004, p. 147). Segundo Fernandes e Berton (2005, p. 32), o macro ambiente é configurado por uma série de forças e movimentos que impactam, de uma maneira ou de outra, a maior parte dos negócios.
As empresas deverão investigar e compreender essas forças, bem como prever cenários com o comportamento dessas variáveis e sua influência (FERNANDES; BERTON, 2005, p. 36). Segundo Bethlem (2004, p. 147), para analisar o ambiente externo mundial e nacional, é preciso examinar seus aspectos geográficos, econômicos, políticos, sociais e, em termos de ramos de negócios, a tecnologia (de processo e de produto), o marketing, finanças, o comportamento aparente dos competidores que a empresa tem no mercado em que atua e o comportamento dos stakeholders.
As condições econômicas de um país são muito importantes para as empresas cuja operação visa à obtenção de lucro. As condições do mercado, o número e o volume de compras dos compradores, os preços dos insumos, os impostos, as despesas legais e fiscais são todos influenciados pelas condições econômicas (BETHLEM, 2004, p. 148).