Aplicações financeiras e financiamento de automóveis.
Módulo: Atividade módulo 4
Atividade: Aplicação financeira e financiamento de automóveis
Título: Poupar, investir ou financiar?
Aluno: Celene Stringhetta Principe
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 198
Introdução
“Recentemente, foi conduzida uma experiência de colisão frontal entre dois carros da mesma capacidade, um foi fabricado nos anos 60, com os requisitos de segurança da época e possuía uma chaparia grossa pesando quase duas toneladas. O outro veiculo era uma modelo 2009 pesando pouco mais que uma tonelada com os requisitos de segurança atuais. O resultado é que os bonecos representativos dos passageiros do carro antigo sofreram danos considerados irreparáveis, enquanto que os do modelo atual sofreram danos considerados escoriações leves. Devido aos avanços tecnológicos que permitem a construção de chaparias mais leves, células de sobrevivência e air-bags, que fazem a diferença.” Fonte: Jornal do Brasil, seção automóveis 2010
Desde o invento do automóvel, a sociedade passou a sonhar com a aquisição desse veículo. Os primeiros automóveis não tinham o conforto, a segurança e a praticidade dos modelos atuais, porém, em sua confecção, usavam-se material bem mais resistente e pesado.
O primeiro meio de transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover foi um automóvel que continha somente três rodas e foi criado no ano de 1885, por um alemão de nome Karl Benz. Com o passar do tempo foram sendo idealizados outros exemplares, muitos deles com o que era chamado na época de “motor de dois tempos”, idealizado em 1884 por Gottlieb Daimbler. A partir de então teve início a corrida pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa francesa conhecida pelo nome de Panhard et Levassor. No ano de 1892, o conhecido por Henry Ford fabricou seu primeiro carro, o Ford, na América do Norte. (SANTANA, 2012).
Para (Blainey, p. 103, 2009); “Em 1900, em alguns países não havia um carro sequer. A