Aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis
Essa atividade II tem como objetivo analisar a relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis. Foi necessário realizar uma pesquisa em uma revendedora de carros na cidade de São Paulo analisando o preço de um automóvel popular, as ofertas de desconto para compra a vista, as formas de financiamento disponíveis e as taxas de juros e prazos dos financiamentos.
Estamos vivendo um momento no qual as ofertas de financiamento e investimentos são múltiplas. Os bancos e financeiras indicam e oferecem formas de financiamentos ou leasing, o arrendamento mercantil, é uma operação em que o proprietário do carro cede a um terceiro o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação, com taxas cada vez mais atraentes e parcelamentos cada vez mais longos. O ideal dessa atividade é analisar qual a forma de compra mais vantajosa para o consumidor: deixar o dinheiro aplicado e utilizar o financiamento proposto pela revendedora ou resgatar o dinheiro aplicado e pagar à vista.
Justificativa
Aproximadamente 70% das vendas de veículos novos e usados são comprados por meio de financiamento. Porém, recomenda-se que o financiamento de veículo não comprometa acima de 20% da renda, as pessoas muitas vezes não levam em conta que o salário não é apenas para a parcela do carro, como também para a manutenção desse veículo e outras despesas.
O mercado de automóveis encontra-se em alta, principalmente pelas facilidades e inúmeras possibilidades propostas pelas revendedoras para que o consumidor saia com um carro zero do local. Segundo BLATT (1999), “a concessão de crédito representa uma ferramenta essencial para efetuar vendas”. O governo utiliza-se dessa afirmação para o setor de automóveis para impulsionar o crescimento de vendas e girar a economia local, principalmente com o incentivo já muito divulgado “IPI 0”, onde a taxa de impostos sobre os produtos industrializados vai a zero, com essa redução mais os juros