Aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis
Módulo: 4 Atividade: Compra de automóveis
Título: Aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis
Aluno: Vinícius Rafael do Carmo
Disciplina: Matemática Financeira Turma: MFPOS_T0185_0412_E1
Introdução
Hoje é muito comum a compra e venda de carros em curto prazo, já que é reconhecido como um gasto e não como um investimento conforme passávamos anteriormente.
E como é um gasto, temos que analisar friamente o seu custo-benefício visando gastar o mínimo possível, porém com os melhores opcionais (benefício).
O problema é que esta analise não é tão simples, pois temos algumas maneiras de fazer a mesma compra, com formas de pagamentos diferenciadas e muitas vezes são nessas formas de pagamento em que perdemos dinheiro.
Podemos por exemplo comprar o carro à vista, financiado, com uma entrada e o financiamento do resto do valor. Dentre destas opções, na emoção da compra, muitas vezes optamos por uma alternativa que não é a melhor, por isto o assunto deve ser estudado.
Justificativa
Para esta tarefa, considerando o carro popular Palio (2012/2013) da fabricante e montadora Grupo Fiat, que em sua versão mais completa custa aproximadamente R$ 45.267,00.
Estou considerando também outro carro na mesma faixa de preço, da montadora e fabricante Peugeot, o 207 (2012/2013), que custa em sua versão mais completa aproximadamente R$ 42.039,00.
Para ambos os carros existe a possibilidade de pagamento à vista, pagamento com uma entrada e financiamento do resto do valor e ainda o financiamento do valor integral.
Para o pagamento com a entrada, considerarei 50% do valor do carro de entrada, que já é considerado um valor razoável.
Desenvolvimento
O conceito de pagamento à vista de acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB) é “À vista significa disponibilidade imediata de recursos. Se você não tem disponibilidade dos recursos imediatamente, não tem como considerar caixa”. Ou seja, é feito o pagamento