pop gerenciamento residuos farmaceutico
OBJETIVOS
GERAL - O gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. ESPECÍFICO - Minimizar os riscos qualitativa e quantitativamente, reduzindo os resíduos perigosos e cumprindo a legislação sanitária.
ENVOLVIDOS
FUNÇÃO
FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL
FARMACÊUTICA SUBSTITUTA
ATENDENTE
AUXILIAR DELIMPEZA
IDENTIFICAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
Razão Social:
Nome Fantasia:
CNPJ:
CEP:
Telefone:
Município:
Tipo de Estabelecimento:
Horário de Funcionamento:
Responsável Técnico pelo Estabelecimento:
Responsável pelo PGRSS:
ORGANOGRAMA
RESPONSABILIDADE DO PGRSS
TABELA
GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
DEFINIÇÃO DE RSS
O resíduo de saúde pode ser entendido como produto residual, não utilizável, resultante de procedimentos ou atividades exercidas por prestadores de serviços de saúde.
CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS DE SAÚDE
GRUPO A
Infectante ou Biológico: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção, subgrupos A1, A2, A3, A4, A5.
A1: Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.
Resíduos resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes classe de risco 4, microrganismos com relevância