Geografia
Geografia pode se considerar tanto o estudo da superfície terrestre, quanto às relações entre o homem e o meio. Como também as distribuições dos fenômenos físicos, biológicos e humanos, dessa superfície que ainda são elemento de discussão e reformulação entre os estudiosos. / Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.
Os conceitos fundamentais para a geografia são:
ESPAÇO: Um conceito chave da geografia com diferentes significados. É construído através da transformação do meio pelo homem (relação de sociedade e espaço), podem-se encontrar espaços “naturais” e “artificiais”. O espaço é entendido com resultado da ação do homem sobre a natureza. Espaço vital, relação de equilíbrio entre população e recursos humanos naturais. Pode ser entendido como espaço social, ou seja, como palco de relações sociais.
REGIÃO: No determinismo é entendida como região natural, natureza, clima, vegetação, relevo, etc, sem a participação do homem. O positivismo declara região como um conjunto de lugares onde as diferenças internas são menores que a existente entre eles e outros lugares. No conceito região dentro da geografia humanística, temos também um significado de sentimento e pertencimento. Também pode ser vista: Como fatores ambientais, políticos e socioeconômicos, espaços de vivencia, como uma região estática unidade política, delimitada por fronteira.
TERRITÓRIO: É abrangente, estando relacionado ao uso, a apropriação do espaço, as relações sociais, políticas, econômicas, culturais, de poder e de controle. Quando alguém delimita um espaço, passa a exercer poder sobre ele, tem-se o território, tem-se um espaço reconhecido.
PAISAGEM: É tudo que podemos ver ou sentir. É tudo aquilo que vislumbramos e o que a visão alcança, mas também pode ser algo além do visível como, cores, movimentos, odores,