pop manual de boas praticas
Conteúdo 2
I. Identificação do estabelecimento 2
III. Objetivo do Manual 3
I. Identificação do estabelecimento
II. Objetivos do estabelecimento
Os objetivos da Drogaria Medicvip são a dispensação de medicamentos, Portaria 344/98, RDC 20/2011 correlatos e a prestação de serviços farmacêuticos: aferição de pressão arterial, aferição da temperatura corporal, aferição da glicemia capilar, administração de medicamentos injetáveis e perfuração de lóbulo da orelha para colocação de brincos e assistência farmacêutica.
III. Objetivo do Manual
O manual tem como objetivo estabelecer os requisitos gerais de Boas Práticas conforme a regulamentação vigente (RDC n° 44/2009 da ANVISA) a serem observadas na assistência farmacêutica: aquisição, armazenamento, conservação e dispensação de medicamentos e correlatos e na prestação de serviços farmacêuticos.
IV. Referências
A regulamentação utilizada como referência para o desenvolvimento deste Manual é a vigente - a RDC nº 44/2009 da ANVISA.
V. Definições adotadas para efeito deste Manual
Armazenamento/estocagem: procedimento que possibilita o estoque ordenado e racional de várias categorias de materiais e produtos.
Assistência Farmacêutica: é o conjunto de ações e serviços que visam assegurar a assistência integral, a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos ou privados, desempenhados pelo farmacêutico ou sob sua supervisão.
Atenção Farmacêutica: é o compêndio das atitudes, dos comportamentos, dos compromissos, das inquietações, dos valores éticos, das funções, dos conhecimentos, das responsabilidades e das destrezas do farmacêutico na prestação da farmacoterapia, com o objetivo de alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.
Correlato: é toda substância, produto,