Serviço social
Este trabalho tem por objetivo contribuir para um melhor entendimento da relação entre a Antropologia e o Serviço Social, no âmbito família, sociedade, cultura e religião. Sendo dividido em três tópicos Indivíduo e Família; Sociedade e Cultura; e Religião.
Cada tópicos faz uma pequena relação sobre como as duas ciências trabalham e qual a importância de entender as diversas áreas que participam da formação ser humano como pessoa racional.
Antropologia e Serviço Social
Indivíduo e Família “Considerando que o indivíduo só se torna humano a partir de sua interação com os demais seres humanos, torna-se impossível isolar o ser individual da sociedade. Essa interação é padronizada pela cultura.
O indivíduo, como membro de uma sociedade, tem um comportamento modelado em função de suas potencialidades hereditárias e das normas e padrões de sua cultura. Participa, desde o nascimento, de um sistema social, sendo herdeiro de uma tradição cultural mantida pelos seus antepassados transmitida de geração a geração.”
“A família, em geral, é considerada o fundamento básico e universal das sociedades, por se encontrar em todos os agrupamentos humanos, embora variem as estruturas e o funcionamento.”
“Toda sociedade humana tem regras que abrangem as relações sexuais e a procriação de filhos, situando a criança em determinado grupo de descendência. Todavia, essas regras não são as mesmas em toda parte.”
“um grupo social caracterizado pela residência comum, com cooperação econômica e reprodução”
“As sociedades apresentam diferenças na maneira como se organizam ou estruturam seus grupos familiares, variáveis no tempo e no espaço. A família pode ser: elementar, extensa, composta, conjugada-fraterna e fantasma.”
“Entre as diversas funções da família, que têm variado através dos séculos, os estudiosos apontam quatros básicas (sexual, reprodução, econômica e educacional) quatro subsidiarias (aspectos religiosos, jurídicos, políticos e recreativos).
“O