queimadura
As queimaduras são lesões na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem também ser provocadas pela electricidade, por contacto com certos produtos químicos, por radiações, ou até por fricção.
QUEIMADURA DE PRIMEIRO GRAU:
É a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada hiperemiada inchada edemaciada, e extremamente dolorida. Uma exposição prolongada ao Sol pode desencadear este tipo de lesão. QUEIMADURA DE SEGUNDO GRAU
Caracteriza-se pelo aparecimento da bolha flictena que é a manifestação externa de um descolamento dermo-epidérmico. Tem uma profundidade intermediária. QUEIMADURA DE TERCEIRO GRAU:
Caracteriza-se pelo aparecimento de uma zona de morte tecidual necrose. É a mais profunda e a mais grave. De maneira geral as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas clinicamente com um a utilização de pomadas e evoluem satisfatoriamente.
As queimaduras mais profundas têm um tratamento inicial com pomadas e freqüentemente necessitam posteriormente a utilização de procedimentos cirúrgicos, como a enxertia de pele retirada de outras regiões, pois a necrose destrói a zona lesada e exige este tipo de reparação.Todas as queimaduras mais profundas podem deixar cicatrizes mais ou menos evidentes.
COMO SOCORRER NOS CASOS DE QUEIMADURAS DO 1º E 2º GRAU:
1. Remova a fonte de calor abafando com pano se houver chama ou jogando água.
2. Resfrie imediatamente a área queimada com água fria corrente da torneira, por alguns minutos (este procedimento é fundamental pois a área queimada está aquecida e continua a lesar a pele, podendo aprofunda-se, formando bolhas; quanto mais rapidamente for resfriada, menos