gestão de operações - qualidade
QUALIDADE
UM DOS PILATES DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA
CAMPINAS
2013
SUMÁRIO
1. Introdução______________________________________________________3
2. Fundamentação_________________________________________________4
3. Aplicação Prática________________________________________________5
4. Conclusão_____________________________________________________6
5. Referências Bibliográficas_________________________________________7
1. Introdução
O trabalho em questão tem como finalidade definir o conceito e demonstrar um cenário de Qualidade no processo de gestão de operações, que esta introduzida no tópico de estratégia competitiva, campos e armas da competição.
Este tema tem sido um ponto de muita atenção no mercado, uma vez que a qualidade pode ser um diferencial competitivo, presente tanto na produção industrial ou na prestação de serviços, pois o público consumidor está cada vez mais criterioso e exigente.
Em um mercado competitivo, essa percepção dos clientes tenciona as organizações a encararem os investimentos em qualidade como condição indispensável à sua própria sobrevivência.
Desta forma, é preciso compreender as expectativas dos consumidores, desenvolver rigorosos requisitos técnicos associados a produtos e serviços, adotar padrões de conformidade e executar avaliações orientadas à melhoria contínua das operações. Estes pontos representam alguns dos muitos desafios a serem enfrentados pelas empresas. Porém a implementação de uma política de gestão da qualidade torna-se um fator essencial para o sucesso das organizações.
2. Fundamentação
Um dos principais processos que requer alta qualidade e cuidado com as etapas é o atendimento ao cliente. Por tanto podemos dizer que Qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores.
Para isso, destacamos que é necessário adequar o padrão de