geniturinario
1.1 Medicamentos que atuam no sistema geniturinário
Existem 4 grupos de medicamentos que atuam no sistema geniturinário. São eles: os diuréticos, os antissépticos urinários, os oxitotóxicos ou estimulantes uterinos e os relaxantes uterinos.
1.1.2 Diuréticos;
Os diuréticos são substâncias que agem no rim, com o objetivo de aumentar a taxa do débito e volume urinário, de modo que aumente o volume de excreção de sódio e cloreto.
A primeira substância com propriedade diurética foi utilizada por Paracelsus no século XVI, representada pelos compostos mercuriais. No entanto, seu mecanismo de ação só foi esclarecido posteriormente por Gouaterts, no ano de 1928, e mais tarde, por Bartram. No ano de 1950, foi sintetizada a acetazolamida, cuja ação diurética já havia sido observada desde 1938, em 1957 foi sintetizada a cloratiazida, que além de possuir a ação diurética mais potente, também era responsável por maior excreção urinária de cloreto.
As classes de diuréticos conhecidos atualmente são seis: os mercuriais, os inibidores da anidrase carbônica, os diuréticos de alça, os tiazídicos, os diuréticos poupadores de potássio e os diuréticos osmóticos.
1.1.3 Mercuriais;
São compostos derivados do mercúripropanol, entre eles o meraluride, mercurofilina, mersalil, meretoxilina, mercumatilina, mercaptomerina e clormerodrina. Hoje em dia, este tipo de diurético é muito pouco utilizado nas clínicas em conseqüência dos seus efeitos colaterais, como: desenvolvimento da alcalose metabólica hipoclorêmica, arritmias cardíacas, insuficiência renal aguda, reações de hipersensibilidade, febre, náuseas, vômitos, etc.
A via mais eficaz na administração deste medicamento é a parenteral, pois este fármaco é mais bem absorvido. Poucos destes compostos são filtrados pelos rins, pois se ligam