Gestão de Mercados B2B
Capítulo 1 – Ser Reconhecido ou Ser Apenas Mais Um Nome na Multidão.
Livro: Gestão de Marcas em Mercados B2B
Realizado por solicitação da disciplina de Gestão de Produtos e Marcas, aplicada pela Profª Gisleine Silveira.
Aluna: Emmanuelle Carvalho
São Paulo
Agosto/2014
Ser Reconhecido ou Ser Apenas Mais Um Nome na Multidão.
Livro: Gestão de Marcas em Mercados B2B. Porto Alegre: Bookman, 2008. KOTLER, P.; PFOERTSCH W.
No primeiro capitulo do livro Gestão de Marcas em Mercados B2B de Kotler e Pfoertsch os autores iniciam a desmistificação de que a criação de marcas só é importante para os mercados de produtos B2C com a abordagem de conceitos de branding aplicados à realidade do mercado B2B.
Podemos relembrar alguns exemplos de marcas B2B fortes, tais como: Microsoft, IBM, Intel, HP, Dell, Siemens, FedEx, Boeing, entre outras, além do contato com conceitos que deixam cada vez mais claro que as marcas são cada vez mais importantes para empresas de diversas áreas. “Uma marca é emocional, tem personalidade e captura a mente e o coração dos seus consumidores.” E graças à ligação que têm com o consumidor que as marcas sobrevivem ao longo do tempo.
Os autores começam a aprofundar a abordagem conceituando o tema como algo que é muito mais relevante e importante do que um simples nome ou logotipo. “É um conceito intangível.” Caracterizando-a da seguinte forma:
Uma marca é uma promessa;
É a totalidade de percepções que temos sobre um produto, serviço ou negócio;
Tem um lugar distinto na mente do consumidor;
É uma síntese de atributos, benefícios e valores que diferenciam e simplificam o processo de seleção.
Neste capítulo é possível também saber quais as funções mais importantes de uma marca no mercado B2B, mas sem esquecer que a construção de uma marca é algo que demora um tempo, requer grandes investimentos e que o retorno dos mesmos não pode ser esperado em curto prazo.
Trata-se de um tema importante para diversos níveis hierárquicos se