Gestão de Marca
Identidade visual é tudo aquilo que faz parte do mundo figurativo e visual que compõe uma empresa. Ela é tudo o que a empresa utiliza para representar seus valores, missão, tipo de serviço que presta, posicionamento diante do mercado e sua filosofia. Ou seja, a identidade é a expressão da visão de uma empresa.
É mais ou menos como o documento de identidade individual que utilizamos. Cada pessoa tem uma identidade diferente. O nome, data de nascimento, aparência física, etc. O nosso papel é, não criar, mas encontrar a identidade corporativa da empresa e representá-la por meios gráficos.
Caso BES
Elementos da identidade visual:
Nome: Banco Espirito Santo
Lettering:
Símbolo:
Cor: Verde
Sigla: BES
Figura: Cristiano Ronaldo
Todos os elementos acima descritos permitem ao Banco Espirito Santo diferenciar-se relativamente às outras entidades bancárias nacionais, é das únicas marcas portuguesas que pode contar com o “apoio” do Cristiano Ronaldo, líder de opiniões e que arrasta imensa gente atrás de si e inovou na cor escolhida para a sua campanha, o verde futuro. Estes elementos utilizados quer em termos individuais quer em conjunto produzem sensações, pensamentos e sentimentos no público em geral. Não apenas numa minoria mas em toda a população portuguesa.
Foi no ano de 2006 o país acordou pintado com uma nova cor. Uma não, várias: um espectro alargado de verdes que pretendeu dar expressão a uma simples ideia -os clientes não são monocromáticos, logo o BES não pode ser monocromático. O novo verde, que se designou Verde Futuro, foi a face mais visível da nova identidade corporativa, que se deu a conhecer, literalmente, da noite para o dia.
Passados mais de três anos, a nova imagem não só reforçou os valores da marca BES, como a rejuvenesceu e tornou mais próxima do público, demonstrando a capacidade endógena do banco de se reinventar e renovar, para ser mais abrangente, mais inovador, mais competitivo. Com este