Quimica ambiental
INSTITUTO DE QUÍMICA
CURSO: QUÍMICA - QUÍMICA AMBIENTAL
Prof.a. GIZELDA/GABRIELA DUARTE 20 SEMESTRE DE 2012
INTRODUÇÃO
Usos da Água e Geração de Esgotos
Abastecimento Doméstico
Abastecimento Industrial
Utilização da água para o Homem
Porque o saneamento básico é o problema mais importante no Brasil
No Dia Mundial da Água, em 22 de março, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências da ONU lançaram um relatório sobre o estado do saneamento básico no mundo. A conclusão básica: as águas do planeta estão cada vez mais poluídas e mais pessoas morrem hoje em todo mundo por causa dessa contaminação do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras. “O esgoto está literalmente matando as pessoas”, disse Achim Steiner, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) (O Globo, 23/03/2010).
De acordo pesquisador da estatal Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Evaristo de Miranda, a falta de coleta e tratamento de esgoto são um dos dois maiores vilões dessa mortandade. Segundo dados do IBGE, quase 100 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto, que contamina os solos, corre a céu aberto e é fonte de graves doenças, responsáveis por 30% de nossa mortalidade. Do esgoto coletado, o Brasil trata apenas 10%. O resto vai direto para os rios.
O Brasil é apontado como o quarto maior poluidor do clima no mundo. O IBGE afirma que 75% das emissões de gases tóxicos vêm dos desmatamentos e queimadas, principalmente na Amazônia. O quanto devemos ficar preocupados com esses números?
Para comparar emissões totais, seria necessário incluir os dados de desmatamentos e queimadas dos outros países, e não só do Brasil. Se não for assim, é uma comparação desonesta. Entre 2000 e 2005, o desmatamento total do Brasil foi de 165.000 km2, o do Canadá de 160.000 km2 e o dos Estados Unidos de 120.000 km2. Esses dados foram publicados