Quimica Ambiental
A Química Ambiental estuda a química do solo, da água e da atmosfera, e os impactos da atividade humana sobre estes ambientes. Estes impactos podem ser sentidos em uma escala local, através da presença de poluentes atmosféricos urbanos ou substâncias tóxicas decorrentes de resíduos químicos, ou em uma escala global, através do esgotamento do ozônio estratosférico (camada que absorve grande parte dos raios UVB), contribuindo para o aquecimento global. Por isso é uma disciplina muito utilizada por órgãos ambientais e órgãos de pesquisa em várias partes do mundo para detectar e identificar na natureza os poluentes e contaminantes, e assim proteger o ecossistema.
Com o índice crescente de poluentes, que tem um impacto negativo sobre o meio ambiente, e que contribuem para uma série de alterações climáticas em todo o planeta, a questão ambiental passou a ser um tema de discussão e preocupação em todos os segmentos da sociedade. A Química Ambiental se tornou uma área bastante procurada, pois lida com os impactos ambientais causados por poluentes, se preocupa com a organização e a gestão das medidas de proteção ambiental, além de inspecionar, controlar e trabalhar na prevenção e conservação do meio ambiente, como também estabelecer medidas corretivas necessárias.
O profissional da área, o químico ambiental, tem um campo vasto de atividades em que pode trabalhar. Estes profissionais são muito requisitados no setor industrial, tais com indústrias químicas em geral, indústrias de cosméticos, indústria de alimentos, sucos, metalúrgica, e várias outras,