QUÍMICA AMBIENTAL
1.0 Introdução ......................................................................................... 01
2.0 Consequências Ambientais .............................................................. 02
3.0 Setor Químico Ambiental ................................................................ 02
4.0 Conclusão ......................................................................................... 04
5.0 Referências Bibliográficas ............................................................... 05
1.0 Introdução
Atualmente, uma das grandes missões dos Químicos é encontrar soluções para as consequências ambientais devido ao aumento descontrolado do consumo em todo o mundo. As atividades do homem e como elas afetam negativamente a natureza colocaram em pauta em debates de estudiosos algumas perguntas, entre elas: “Até onde o planeta suporta a produção e o descarte que se vê atualmente? Como a Química pode ajudar na solução do problema?”.
Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) mostram que já extraímos da Terra, com o consumo de alimentos, de materiais e de energia, quase 42% a mais do que o planeta suporta. Só nos últimos 30 anos, o impacto ecológico sobre o planeta excedeu em 50% sua capacidade de regeneração.
2.0 Consequências Ambientais
Apenas os Estados Unidos, sozinhos, são responsáveis por gerar um terço da poluição mundial. Se cada ser humano consumir recursos naturais e emitir dióxido de carbono nos níveis dos estadunidenses, de acordo com relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), seriam necessários pelo menos mais dois planetas com recursos equivalentes aos da Terra.
Há uma grande quantidade de poluição presente na camada de ozônio, que envolve a Terra em uma espécie de película que protege as plantas, os animais e os seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. O gás chamado ozônio (O3), na superfície terrestre, agrava a poluição do ar das