Gestão de Marca
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARCAS
Turma: Berrini 7
Daniel Bruneti
Daniel Teixeira
Evandro Nakamura
São Paulo – SP
2014
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARCAS
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Estratégica de Marcas do curso de Gestão de Negócios da Fundação Instituto de Administração, sob a orientação da Profa. Dra. Daniela Khauaja.
São Paulo – SP
2014
1. Escolha uma marca e pesquise sobre ela.
Fazer mais com menos. Simplificar, globalizar, automatizar e padronizar os processos de negócio de cada cliente. Esse é o objetivo dos produtos da ORACLE, que rodam invisíveis aos olhos dos usuários nos computadores das empresas, nas redes de computadores e nas máquinas dos provedores de acesso à Internet, mas são indispensáveis para gerar lucros e eficiência.
A história
Tudo começou quando o americano Larry Ellison largou a faculdade e se mudou para o Vale do Silício, onde trabalhou juntamente com Robert “Bob” Miner, na empresa Ampex Corporation, que prestava consultoria para a CIA (tradicional agência de espionagem americana), como consultores de projetos. Quando a agência precisou utilizar seu novo sistema de linguagem, chamado SQL, nos computadores IBM, eles ficaram incumbidos de criar um sistema para a agência. O projeto era batizado de ORACLE (“oráculo” em inglês), que segundo a agência era um programa que dava respostas para tudo. O projeto acabou não sendo finalizado, e se tornou um desastre, mas Bob e Larry vislumbraram a possibilidade de continuar o que ambos tinham começado. Eles então fundaram junto com Ed Oates e Bruce Scott (engenheiros de software), a Software Development Laboratories (SDL), percussora da ORACLE CORPORATION, no dia 16 de junho de 1977 na cidade de Santa Clara, estado americano da Califórnia.
A dupla aproveitou um conceito que a IBM não quis explorar e criou uma base de dados compatível com centrais de